
O CONTEXTO PARA A REFORMA PROTESTANTE
ECONOMIA
A economia europeia, que antes estivera em expansão, estancou em princípios do século XIV, e em meados deste século começou a declinar.
Causas:
– Fim das cruzadas
– Decadência da agricultura
– Instabilidade política
– Peste bubônica (principal causa que assolou a Europa ocidental a partir de 1347).
POLÍTICA
A aliança entre a burguesia e a coroa
A incipiente indústria e a economia mercantil teve um progresso enorme nos séculos XIII e XIV. Como consequência, bancos foram criados e isso trouxe muito enriquecimento para uma nova classe, a burguesia. Essa nova classe se opunha ao sistema feudal.
Do ponto de vista da burguesia era interessante que houvesse um governo centralizado e forte, que protegesse o comércio, erradicasse o banditismo, regulamentasse a moeda e evitasse as constantes guerras entre os nobres.
O nacionalismo
Este processo deu origem ao estado moderno. A França, a Inglaterra e os países escandinavos foram os primeiros a se unirem sob monarquias relativamente fortes.
A guerra dos cem anos
Esta longa guerra teve consequências importantes para a vida da igreja. O fato de que durante boa parte dessa guerra o papa esteve em Avignon, sob a proteção do trono francês, fez com que a inimizade entre ingleses e o papado aumentasse.
As guerras entre as nações aumentou consideravelmente o sentimento nacionalista, e assim contribuiu para debilitar qualquer pretensão que o papado pudesse ter em termos de uma autoridade universal.
Antes a disputa era entre os imperadores e os papas pelo poder político na Europa. Agora eram as nações que exerciam o poder.
A IGREJA E SEUS PAPAS
Papado em Avignon, “cativeiro babilônico da igreja”.
Durante o período de 1309 a 1377 a sede do papado saiu de Roma e foi para Avignon (França). Nesse período, sete papas, todos franceses, ocuparam o lugar maior da Igreja em Avignon. Em 1377 o papa voltou a ter sua residência em Roma.
A ação de Catarina, mística, de família simples, que possuía visões de Jesus e recebia Dele instruções foi decisiva para que Roma voltasse a ser a residência do papa. Muitos milagres são atribuídos a Catarina. Ela possuía grande popularidade, pregava a paz e a submissão à igreja e ao papa. Fez uma campanha na Itália com grande apoio popular, de cidade em cidade para que o papa voltasse a Roma. O papa Gregório XI entrou em Roma em meio ao júbilo generalizado. Tinha terminado o período do papado em Avignon chamado de “cativeiro babilônico da igreja”.
De 1378 a 1414 houve o “Cisma Papal” ou o “Grande Cisma do Ocidente”. A igreja se enfraqueceu pelas disputas das várias facções que queriam eleger o Papa. O problema só foi resolvido no Concílio de Constança em 1414, acabando assim definitivamente com o papado de Avignon.
JOHN WYCLIFF (1328 – 1384)
– Professor da Universidade Oxford (Inglaterra).
– A Bíblia, não a igreja deve ser a fonte suprema de autoridade para os cristãos.
– Denunciou o clero por sua riqueza e negligência de suas responsabilidades pastorais.
– Organizou a primeira tradução da Bíblia para o inglês.
O pensamento de John Wicliff
“Acredito que no final a verdade vai conquistar”.
“Esta Bíblia é para o governo do povo, pelo povo e para o povo”.
“Nosso papa é o Cristo”.
“Enquanto temos muitos papas e centenas de cardeais, suas palavras só podem ser consideradas se estiverem de acordo com a Bíblia”.
“A verdadeira autoridade emana da Bíblia, que contém o suficiente para governar o mundo”.
O senhorio que as pessoas possuem provém de Deus. Quando alguém exerce o senhorio e este não provém de Deus é usurpação. A Bíblia nos fornece o critério para distinguir entre senhorio e usurpação. Jesus veio para servir e não para ser servido. Da mesma forma só é legítimo o senhorio humano que se dedica a servir.
Wicliff foi considerado um herege porque entre outras coisas, pregava contra a transubstanciação dos elementos da ceia.
O Concílio de Constança (1414 – 1418) declarou Wicliff, que já havia morrido em 1384, como herético, recomendando que todos os seus escritos fossem queimados e seus restos mortais exumados e queimados. Assim foi feito doze anos depois. Suas cinzas fora jogadas no rio Swift, que banha sua cidade natal Lutterworth.
LOLARDISMO
Com a tradução da Bíblia para o inglês, surgiram os lolardos (pregadores pobres) sob influência de Wicliff.
As doutrinas do lolardismo eram claras e taxativas:
– Bíblia à disposição do povo na própria língua.
– Fim da distinção entre clero e leigos.
– Principal função de um ministro: pregação.
– Proibição de ministros ocuparem cargos públicos.
– Fim do celibato dos sacerdotes.
– Culto às imagens, as peregrinações, as orações em favor dos mortos e a doutrina da transubstanciação eram pura magia e superstição.
Apesar de os lolardos serem considerados hereges pelo parlamento inglês, e serem perseguidos e martirizados, eles nunca foram extintos totalmente. Mais tarde seus seguidores se misturaram com os primeiros protestantes.