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A história do Cristianismo – Antecedentes da Reforma Protestante

O CONTEXTO PARA A REFORMA PROTESTANTE

ECONOMIA

A economia europeia, que antes estivera em expansão, estancou em princípios do século XIV, e em meados deste século começou a declinar.

Causas:

– Fim das cruzadas

– Decadência da agricultura

– Instabilidade política

– Peste bubônica (principal causa que assolou a Europa ocidental a partir de 1347).

 

POLÍTICA

A aliança entre a burguesia e a coroa

A incipiente indústria e a economia mercantil teve um progresso enorme nos séculos XIII e XIV. Como consequência, bancos foram criados e isso trouxe muito enriquecimento para uma nova classe, a burguesia. Essa nova classe se opunha ao sistema feudal.

Do ponto de vista da burguesia era interessante que houvesse um governo centralizado e forte, que protegesse o comércio, erradicasse o banditismo, regulamentasse a moeda e evitasse as constantes guerras entre os nobres.

 

O nacionalismo

Este processo deu origem ao estado moderno. A França, a Inglaterra e os países escandinavos foram os primeiros a se unirem sob monarquias relativamente fortes.

 

A guerra dos cem anos

Esta longa guerra teve consequências importantes para a vida da igreja. O fato de que durante boa parte dessa guerra o papa esteve em Avignon, sob a proteção do trono francês, fez com que a inimizade entre ingleses e o papado aumentasse.

As guerras entre as nações aumentou consideravelmente o sentimento nacionalista, e assim contribuiu para debilitar qualquer pretensão que o papado pudesse ter em termos de uma autoridade universal.

Antes a disputa era entre os imperadores e os papas pelo poder político na Europa. Agora eram as nações que exerciam o poder.

 

A IGREJA E SEUS PAPAS

Papado em Avignon, “cativeiro babilônico da igreja”.

Durante o período de 1309 a 1377 a sede do papado saiu de Roma e foi para Avignon (França). Nesse período, sete papas, todos franceses, ocuparam o lugar maior da Igreja em Avignon. Em 1377 o papa voltou a ter sua residência em Roma.

A ação de Catarina, mística, de família simples, que possuía visões de Jesus e recebia Dele instruções foi decisiva para que Roma voltasse a ser a residência do papa.  Muitos milagres são atribuídos a Catarina. Ela possuía grande popularidade, pregava a paz e a submissão à igreja e ao papa. Fez uma campanha na Itália com grande apoio popular, de cidade em cidade para que o papa voltasse a Roma. O papa Gregório XI entrou em Roma em meio ao júbilo generalizado. Tinha terminado o período do papado em Avignon chamado de “cativeiro babilônico da igreja”.

De 1378 a 1414 houve o “Cisma Papal” ou o “Grande Cisma do Ocidente”. A igreja se enfraqueceu pelas disputas das várias facções que queriam eleger o Papa. O problema só foi resolvido no Concílio de Constança em 1414, acabando assim definitivamente com o papado de Avignon.

 

JOHN WYCLIFF (1328 – 1384)

– Professor da Universidade Oxford (Inglaterra).

– A Bíblia, não a igreja deve ser a fonte suprema de autoridade para os cristãos.

– Denunciou o clero por sua riqueza e negligência de suas responsabilidades pastorais.

– Organizou a primeira tradução da Bíblia para o inglês.

 

O pensamento de John Wicliff

“Acredito que no final a verdade vai conquistar”.

“Esta Bíblia é para o governo do povo, pelo povo e para o povo”.

“Nosso papa é o Cristo”.

“Enquanto temos muitos papas e centenas de cardeais, suas palavras só podem ser consideradas se estiverem de acordo com a Bíblia”.

“A verdadeira autoridade emana da Bíblia, que contém o suficiente para governar o mundo”.

O senhorio que as pessoas possuem provém de Deus. Quando alguém exerce o senhorio e este não provém de Deus é usurpação. A Bíblia nos fornece o critério para distinguir entre senhorio e usurpação. Jesus veio para servir e não para ser servido. Da mesma forma só é legítimo o senhorio humano que se dedica a servir.

 

Wicliff foi considerado um herege porque entre outras coisas, pregava contra a transubstanciação dos elementos da ceia.

O Concílio de Constança (1414 – 1418) declarou Wicliff, que já havia morrido em 1384, como herético, recomendando que todos os seus escritos fossem queimados e seus restos mortais exumados e queimados. Assim foi feito doze anos depois. Suas cinzas fora jogadas no rio Swift, que banha sua cidade natal Lutterworth.

 

LOLARDISMO

Com a tradução da Bíblia para o inglês, surgiram os lolardos (pregadores pobres) sob influência de Wicliff.

As doutrinas do lolardismo eram claras e taxativas:

– Bíblia à disposição do povo na própria língua.

– Fim da distinção entre clero e leigos.

– Principal função de um ministro: pregação.

– Proibição de ministros ocuparem cargos públicos.

– Fim do celibato dos sacerdotes.

– Culto às imagens, as peregrinações, as orações em favor dos mortos e a doutrina da transubstanciação eram pura magia e superstição.

Apesar de os lolardos serem considerados hereges pelo parlamento inglês, e serem perseguidos e martirizados, eles nunca foram extintos totalmente. Mais tarde seus seguidores se misturaram com os primeiros protestantes.