
A UNÇÃO
Efésios 4:14
Para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro.
A DOUTRINA DO ESPÍRITO SANTO
1º O ESPÍRITO SANTO É UMA PESSOA
Ele é uma pessoa, não uma “força ativa” ou poder. Ele é uma pessoa e possui características que só uma pessoa tem.
Ele fala e guia (João 16:13; Atos 10:19).
Ele ensina (João 14:26; Neemias 9:20).
Ele anuncia Jesus (João 16:14).
Ele tem livre arbítrio (1Coríntios 12:11).
Ele ama (Romanos 5:5; Romanos 15:30).
Ele é bondoso (Neemias 9:20).
Ele pode ser entristecido (Efésios 4:30; Isaías 63:10).
2º O ESPIRITO SANTO É DEUS
Ele é Deus – possui qualidades e atributos que só Deus tem.
Ele é eterno (Hebreus 9:14).
Ele é onisciente (1Coríntios 2:10,11; João 16:12,13).
Ele é onipresente (Salmos 139:7,12; Jeremias 23:24).
Ele é onipotente (Lucas 1:35; Romanos 15:19).
Ele faz parte da Trindade (Mateus 28:19).
2Coríntios 13:14
A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vocês).
3º O ESPÍRITO SANTO NO AT e no NT
O ESPÍRITO SANTO NO ANTIGO TESTAMENTO
Números 27:18
Então disse o Senhor a Moisés: Toma a Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e impõe a tua mão sobre ele.
Juízes 3:10-11
10 E veio sobre ele o Espírito do Senhor, e julgou a Israel, e saiu à peleja; e o Senhor entregou na sua mão a Cusã-Risataim, rei da Síria; contra o qual prevaleceu a sua mão. 11 Então a terra sossegou quarenta anos; e Otniel, filho de Quenaz, faleceu.
1Samuel 10:10
E, chegando eles ao outeiro, eis que um grupo de profetas lhes saiu ao encontro; e o Espírito de Deus se apoderou dele, e profetizou no meio deles.
1Samuel 16:14
E o Espírito do Senhor se retirou de Saul, e atormentava-o um espírito mau da parte do Senhor.
Habilidades especiais
No Antigo Testamento o Espírito Santo dava habilidades especiais para certos indivíduos – Bezalel (Êxodo 31:1-3).
O ESPÍRITO SANTO NO NOVO TESTAMENTO
Efésios 1:13-14
13 Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; 14 O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.
1Coríntios 6:19
Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
Romanos 8:9
Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
CONCLUSÃO SOBRE O ESPÍRITO SANTO NO AT e no NT
No AT o Espírito Santo não era permanente. Ele vinha sobre alguns servos para a realização de determinado objetivo de Deus. Quando a pessoa não cumpria os objetivos Ele deixava a pessoa (Saul). “O Espírito Santo no AT era visitante”.
No NT o Espírito Santo é permanente em todos os que se convertem. Ele não age como no AT. Todos os que não tiverem o Espírito Santo não são crentes. “O Espírito Santo no NT é residente”.
4º A UNÇÃO
A UNÇÃO NO ANTIGO TESTAMENTO
A unção simbolizava três propósitos no Antigo Testamento.
1- AUTORIDADE
O ato de se ungir, muito embora sendo feito por um agente humano (profeta ou sacerdote), era considerado como que sendo feito por Deus. Um claro exemplo disto é quando Samuel ungiu tanto a Saul como a Davi para servirem como reis sobre Israel (1 Samuel 10:1; 1Samuel 16:12-13; 2Samuel 12:7).
12 Então Jessé mandou chamá-lo e ele veio. Ele era ruivo, de belos olhos e boa aparência. Então o Senhor disse a Samuel: “É este! Levante-se e unja-o”.
13 Samuel então apanhou o chifre cheio de óleo e o ungiu na presença de seus irmãos, e a partir daquele dia o Espírito do Senhor apoderou-se de Davi. E Samuel voltou para Ramá.
Essa unção representava a escolha e o chamado de Deus de um indivíduo para que ele fosse o Seu servo designado.
2- CONSAGRAÇÃO
Separar para um uso santo, tanto para os sacerdotes (Êxodo 29:7), como certos objetos usados no Tabernáculo (Êxodo 30:26-29).
3- CAPACITAÇÃO
A unção era, em alguns casos, acompanhada por uma capacitação divina. Isso era de Deus e estava diretamente associado com a realização da tarefa que Deus havia designado à pessoa que estava sendo ungida (1Samuel 16:1-13; 2Reis 2:9-15).
2Reis 2:9
Havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que eu te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja sobre mim dobrada porção de teu espírito.
No texto de 2Reis 2:9, porção dobrada do teu espírito não é quantidade; é exercer o direito de ser o herdeiro do ministério do profeta Elias.
A UNÇÃO NO NOVO TESTAMENTO
No NT, o próprio Espírito Santo é a unção.
Fomos ungidos por Deus Pai com o Espírito Santo.
Atos 10:38
como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder, e como ele andou por toda parte fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo diabo, porque Deus estava com ele.
1João 2:20
Mas vocês têm uma unção que procede do Santo, e todos vocês têm conhecimento.
1João 2:27
Quanto a vocês, a unção que receberam dele permanece (Tempo verbal presente, ação contínua, linear e durativa) em vocês, e não precisam que alguém os ensine; mas, como a unção dele recebida, que é verdadeira e não falsa, os ensina acerca de todas as coisas, permaneçam nele como ele os ensinou.
João 14:25-26
25 Tudo isso lhes tenho dito enquanto ainda estou com vocês. 26 Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse.
2Coríntios 1:21-22
21 Ora, é Deus que faz que nós e vocês permaneçamos firmes em Cristo. Ele nos ungiu, 22 nos selou como sua propriedade e pôs o seu Espírito em nossos corações como garantia do que está por vir.
Todos aqueles que experimentaram o novo nascimento são santificados em Cristo (1Co 6:11 Assim foram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus), e o Espírito Santo passa a habitar nessa nova criatura (Rm 8:1 e 1Co 6:15-20). Logo, todo cristão nascido “da água e do Espírito” é um ungido de Deus (2Co 1:21-22).
A UNÇÃO CONCLUSÃO
A unção é a Pessoa do Espírito Santo com todos os seus atributos. O conceito de que a unção é um poder manipulável, um “mover”, algo que podemos exercer o domínio é falso!
O NT não autoriza em hipótese alguma ungir objetos. No AT os objetos ungidos eram usados no Templo. No NT você é ungido! Você é o templo ungido de Deus para a adoração!
5º TORONTO BLESSING
1João 4:1
Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.
1Timóteo 4:1-2
1 O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios.
2 Tais ensinamentos vêm de homens hipócritas e mentirosos, que têm a consciência cauterizada.
2Pedro 2:1-3
1 No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.
2 Muitos seguirão os caminhos vergonhosos desses homens e, por causa deles, será difamado o caminho da verdade.
3 Em sua cobiça, tais mestres os explorarão com histórias que inventaram. Há muito tempo a sua condenação paira sobre eles, e a sua destruição não tarda.
2Coríntios 11:13-15
13 Pois tais homens são falsos apóstolos, obreiros enganosos, fingindo-se apóstolos de Cristo. 14 Isto não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz. 15 Portanto, não é surpresa que os seus servos finjam que são servos da justiça. O fim deles será o que as suas ações merecem.
CARACTERÍSTICAS DESSA HERESIA:
– DESPREZO PELA SOBERANIA DE DEUS
– MANIPULAÇÃO ESPIRITUAL
– PODER DE SUGESTÃO / HIPNOTISMO EVANGÉLICO
– A EXPERIÊNCIA TEM VALOR IGUAL OU SUPERIOR ÀS ESCRITURAS
“OS UNGIDOS ESPECIAIS”
Há uma tendência de dividir a Igreja entre grupos especiais, os mais e os menos ungidos.
Há de certa forma, um espelhamento da estraficicação socioeconômica que acontece na sociedade ocidental (classe A, B, C, D e E).
Na igreja há os mais ungidos e os mais espirituais e, os menos ungidos e menos espirituais.
O NT não classifica os cristãos com base no poder espiritual. Cada cristão é chamado para exercer dentro dos propósitos divinos sua missão. Não existem os mais poderosos na igreja. Paulo criticou os superapóstolos, argumentando aos coríntios que a humildade, o zelo e o amor eram o diferencial de seu ministério. Paulo era um homem comum em contraste com os superapóstolos.
2Coríntios 11:1-8
1 Espero que vocês suportem um pouco da minha insensatez. Sim, por favor, sejam pacientes comigo.
2 O zelo que tenho por vocês é um zelo que vem de Deus. Eu os prometi a um único marido, Cristo, querendo apresentá-los a ele como uma virgem pura.
3 O que receio, e quero evitar, é que assim como a serpente enganou Eva com astúcia, a mente de vocês seja corrompida e se desvie da sua sincera e pura devoção a Cristo. 4 Pois, se alguém lhes vem pregando um Jesus que não é aquele que pregamos, ou se vocês acolhem um espírito diferente do que acolheram ou um evangelho diferente do que aceitaram, vocês o suportam facilmente.
5 Todavia, não me julgo nem um pouco inferior a esses “superapóstolos”. 6 Eu posso não ser um orador eloquente; contudo tenho conhecimento. De fato, já manifestamos isso a vocês em todo tipo de situação.
7 Será que cometi algum pecado ao humilhar-me a fim de elevá-los, pregando-lhes gratuitamente o evangelho de Deus? 8 Despojei outras igrejas, recebendo delas sustento, a fim de servi-los.
AVIVAMENTO NA INGLATERRA
Efésios 4:14
Para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro.
Entre 1994 e 1997 mais de sete mil igrejas na Inglaterra receberam a “Toronto Blessing”, ou a “Bênção de Toronto”.
Havia a esperança motivada por profecias dos pregadores da Toronto Blessing de que um grande avivamento nos moldes do que aconteceu no século XVIII com John Wesley iria se iniciar na Inglaterra que perduraria por mais de vinte anos.
Infelizmente dados não mentem! O cristianismo em 2016 deixou de ser maioria entre os ingleses. Nos anos subsequentes ao movimento da Toronto Blessing, o cristianismo decaiu assustadoramente. Em 2001, 75% dos ingleses se diziam cristãos. Hoje, apenas 44%, contra 48% dos que não praticam nenhuma religião. A Inglaterra deixou de ser um país cristão.
Quais foram os frutos da peregrinação da igreja inglesa para Toronto? Na busca por uma “nova maneira de crer” a Toronto Blessing produziu declínio, ceticismo e desilusão.
Fonte dos dados sobre o cristianismo na Inglaterra: https://www.spectator.co.uk/2016/05/britain-really-is-ceasing-to-be-a-christian-country/
Segue abaixo alguns links de vídeos mostrando semelhantes experiências entre diferentes religiões. Recomendo que crianças não assistam a estes vídeos.
Sola Gratia, Sola Scriptura, Sola Fide, Solus Christus, Soli Deo Gloria (31/10/2017 QUINHENTOS ANOS DA REFORMA).